Vamos dedicar esse espaço para falar do lugar no Brasil que o Casal Rigotti mais amou visitar até hoje.

O Jalapão é uma região turística do Estado do Tocantins e que abrange a área de vários municípios Tocantinenses, por lá encontrarmos o Parque Estadual do Jalapão, que possui esse nome em homenagem a “Jalapa” , uma planta que durante bastante tempo foi encontrada na região.

As duas vezes em que estivemos no Jalapão, tivemos toda a infraestrutura do passeio organizada pela empresa Encantos do Jalapão.
Para quem quer conhecer esse paraíso deve entender que o Jalapão é um atrativo não recomendado para automóveis comuns, dando preferência pelos 4×4, em função disso o recomendado é contratar uma empresa local, ao qual indicamos a Encantos do Jalapão.

As empresas comercializam pacotes de 3 a 5 dias, os mais comuns e na nossa primeira passagem em 2019, fizemos o de 3 dias e em 2020 o de 4 dias, acreditamos que para a vivência dos atrativos principais o pacote de 3 dias vai te atender bem, uma vez que os pacotes não são baratos.
A saída é sempre feita por Palmas, capital do estado do Tocantins, cidade linda e planejada, porém quente demais.

Partindo de Palmas, a primeira parada no Jalapão vai depender do pacote escolhido, normalmente são atrativos próximos ao município de Ponte Alta do Tocantins, considerado portão de entrada do Jalapão.
Em 2019 fomos a Pedra Furada e em 2020 visitamos o Canion Sussuapara.




Partindo de Ponte Alta seguimos em direção ao Parque Estadual, onde curtimos a Praia do Rio Novo, a Cachoeira da Velha e o mais incrível do primeiro dia, que são as Dunas do Jalapão, já na cidade de Mateiros.



As Dunas é um atrativo para contemplação ao final da tarde, onde você vai poder acompanhar um pôr do Sol que é um espetáculo !!!





No segundo dia saímos cedo para curtir os cristalinos fervedouros e a Cachoeira do Formiga, podemos dizer que você não vai encontrar nada igual no Brasil.





A Cachoeira e os fervedouros estão em uma região calcária, tipo de solo responsável por todo esse espetáculo da natureza.
Os fervedouros possuem esse nome, pois é uma nascente que surge em meio uma área pantanosa e calcária, que possui uma pressão surprendente, que não permite que ninguém afunde, nem mesmo o Fofís com seus mais de 100 kg.







Um dos pontos altos dos atrativos é a percepção que o turista tem de como o turismo faz uma verdadeira transformação social na região, os locais recepcionam o turista, oferencendo alimentação, hospedagem e adereços feitos de capim dourado.

A segunda noite dormimos na cidade de São Félix e por lá desbravamos mais fervedouros e cachoeiras e em 2020 seguimos novamente para Ponte Alta para fazer a Lagoa do Japonês, que fica um pouco mais distante e está na região turística das Serras Gerais.
A Lagoa do Japonês fica na cidade de Pindorama – TO.
Conhecemos nosso país de Norte a Sul e concluímos que a região Turística do Jalapão está entre as mais incríveis do país, onde o turista encontra um mix de paisagens fenomenais e pessoas surpreendentes, fazendo da região um local único é imperdível.
