Cerro Corá

CeCo03Conhecida como a “Cidade das Pedras”, Cerro Corá fica localizada em uma região serrana, distante 180 km de Natal. Este nome se torna evidente ao se visitar a região rural da Serra Verde. Numa caminhada pelos lajedos da serra, pode-se conferir diversas formações interessantes como a “Pedra do Tubarão” e “Pedra do Nariz”, além cavidades naturais em rochas chamadas de “Casas de Pedras”.

CeCo04No lajedo do tanque azul, há poços naturais belíssimos e um sítio arqueológico contendo várias pinturas rupestres bem preservadas que se escondem dentro de uma “Casa de Pedra”. Cerro Corá, local de extrema beleza, abriga a nascente do Rio Potengi, onde você irá encontrar o Vale Vulcânico, com os tanques naturais, a Ilha do Sossego, as Serras da Rajada e Verde, e o Açude Eloy de Souza, construído em 1937.

O município que tem cerca de 10 mil habitantes, está localizado numa área serrana, cerca de 575 metros acima do nível do mar, onde a temperatura, em alguns meses do ano, fica abaixo dos 20º. A região ainda proporciona a visita de sítios arqueológicos com inscrições rupestres.

CeCo05

Como a maioria dos municípios do semi-árido nordestino, Cerro Corá teve seu povoamento e formação caracterizada primeiramente pelo ciclo do gado e mais tarde pelo ciclo do algodão.

É em Cerro Corá, na Serra de Santana, que está a nascente do Rio Potengi, a uma altitude de 712 m acima do nível do mar. Do açude Eloy de Souza, onde está o primeiro reservatório do rio, vê um espetacular pôr-do-sol.

CARRINHO2

Voltar