Casa de Cultura de Areias SP

Nosso tour pelo centro histórico de Areias seguiu para a casa de cultura da cidade, antiga câmara de vereadores e cadeia pública, o prédio abriga inúmeros registros da história da região, além de possuir um acervo espetacular de jornais com fatos da sociedade Areiense ao longo dos séculos.

O prédio foi construído em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública; do ano de 1858 a 1937 abrigou também o Fórum onde trabalhou o escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como promotor público.

A construção é feita nos moldes de taipa de pilão, e as portas, janelas, assoalhos e forro talhados em madeira de pinho de riga, com todas as características da época da sua construção preservadas.

No entorno do prédio encontra-se estátuas com personagens da obra literária de Monteiro Lobato, além de um belo busto em homenagem a Dom Pedro I, que pernoitou na cidade em 1822, a caminho do grito de independência.

Conhecemos também, bem ao lado da casa de cultura, a primeira igreja da cidade, de Nossa Senhora da Boa Morte, que foi erguida com o mesmo layout da antiga igreja da vila Santana dos Tócos, que foi alagada com construção da represa de funil.

Sigam nossas redes sociais

@casalrigotti

@turismosulfluminense

@repostandoobrasil

@rigottimidia

@amoresenderj

Viaje pelo Brasil 🇧🇷

Deixe um comentário