Campos do Jordão e o Turismo na Pandemia

Para quem nos acompanha no Instagram e Facebook deve ter visto que chegamos ontem na cidade para registrar como a cidade mais procurada para turismo de inverno no Brasil vem se comportando com os bloqueios da Pandemia.

Capivari

A cidade se encontra hoje na fase amarela do governo do estado de São Paulo, o que permite aos Hotéis que atendam com até 30% de sua capacidade e que restaurantes façam seu atendimento somente no delivery. Estivemos conversando com donos de restaurante que demonstraram insatisfação com a situação e avaliam ser uma questão de disputa política envolvendo à presidência da República e o Governador de São Paulo.

Campos do Jordão

Em relação aos atrativos turísticos estão quase todos fechados, tendo como opção alguns ao ar livre como o Pico do Itapeva, Ducha de Prata e Pico do Diamante.

Pico do Itapeva

Na hospedagem nós optamos por alugar um apartamento para que pudéssemos manter as regras de isolamento conforme as recomendações, porém todos os hotéis abertos estão cumprindo as normas e mantendo as recomendações dos órgãos de saúde.

Como estamos no apartamento, optamos pela alimentação feita em casa, porém no domingo pedimos um delivery de Fondue, uma inovação dos restaurantes da cidade, que estão levando o fondue até os hotéis, pousadas ou apartamentos, montam para você toda sequência e buscam no dia seguinte.

Curtindo a noite fria

Segundo informações da Secretaria de Turismo, a prefeitura está aguardando a publicação do decreto do Governador de São Paulo dia 28/06, para que possa avaliar qual medida tomar, porém a secretaria ressalta que o número de casos na cidade vem aumentando, o que preocupa as autoridades.

Notamos que apesar das orientações da prefeitura quanto ao uso da máscara, muitos turistas não estão respeitando, principalmente os mais jovens, o que segundo a secretaria de Turismo vem provocando alguns embates entre turistas e quem fiscaliza na região do Capivari.

Duchas de Prata.
Seguindo as recomendações de uso da máscara

Então para aquele que quer subir a serra é necessário que saiba que a cidade hoje só disponibiliza opções para descanso e passeios ao ar livre, pelo menos até que tenhamos uma definição do Governo de São Paulo dia 28/06.

Para mais informações sobre a retomada do Turismo em várias partes do Brasil, entre em contato conosco através de nossas redes sociais, nos acompanhe nas publicações e stories diários e acessem nosso canal do YouTube, onde terão vídeos dos principais atrativos turísticos do Brasil. Em breve o vídeo na íntegra desta passagem pela cidade de Campos do Jordão.

Campos do Jordão – Reabertura em Junho de 2020

Retomada do Turismo em Visconde de Mauá

E ontem subimos a Serra para acompanhar de perto o primeiro feriado após a retomada do turismo na região de Visconde De Mauá.

Barreira da Prefeitura de Itatiaia

A região está bem cheia e não se encontra vagas mais nas pousadas. Demos uma volta pelo centro de Mauá e observamos restaurantes cheios novamente e algumas pessoas sem a máscara.

A retomada é cercada de polêmica, pois existem inúmeros moradores e até mesmo empresários que são contra neste momento.

Mas a economia da região depende efetivamente do turismo e já está há quase 3 meses fechada. Devemos compreender os dois lados e enxergar que ninguém está errado, sendo seguido todas as normas de segurança para proteção da vida de todos não há empecilho.

Barreira da Prefeitura de Itatiaia

A prefeitura de Itatiaia montou uma barreira entre Visconde de Mauá e Maringá. Estava parando carro por carro e checando se tinha reserva e para onde ia, dava as devidas orientações e deixava seguir.

Seguiremos na serra até domingo acompanhando a região de perto e para acompanhar conosco é só nos seguir nas redes sociais “ Na Estrada Com o Casal Rigotti” Instagram e Facebook.

Retomada do Turismo em algumas cidades

E ontem após quase 90 dias nós fomos dar uma passeada pela região.

Aos poucos alguns atrativos turísticos em nossa região vão voltando a reabrir. Vale ressaltar que todos seguem os protocolos determinados pelas respectivas secretarias de saúde de cada município.

Saímos para almoçar em Itamonte, município de Minas Gerais, no alto da serra e que faz divisa com nosso município.

Almoçamos bem no alto da serra, no Truticultura Sobradinho, antigo Morita. O restaurante estava bem mais vazio do que de costume e mantém os maravilhosos pratos a base de Truta.

Após o almoço seguimos para Itamonte. Por lá, resolvemos ir conhecer mais de perto o cartão postal da cidade.

Cachoeira da Fragária é linda, principalmente vista do alto.

A Cachoeira fica no bairro de mesmo nome em uma estrada que vai nos levar até o registo, portaria da parte alta do Parque Nacional, com mais de 2000 metros de altitude. Como havia chovido bastante no dia anterior não nos arriscamos em ir até o registro e retornarmos pelo mesmo caminho.

O caminho que leva a região da Cachoeira se encontra pavimentado até um trecho que liga Itamonte e Alagoa. Depois de uma subida em meio a colinas e muita mata fechada, chegados até uma bifurcação onde se encontra a placa informativa dos bairros Fragária e Campo Redondo (Itamonte) onde entramos em uma estrada de chão, cheia de subidas e descidas.

Acreditamos que no atual momento os passeios devam se concentrar ao ar livre, com contato com a natureza e o turismo de experiência.

Alguns lugares como o município de Itatiaia estão recebendo turistas de fora novamente, porém com limitações e sempre focado dos dispositivos de segurança.

Aos pouco o setor vai tentando voltar a receber os queridos turistas de volta e nós estaremos acompanhando está retomada com bastante ansiedade e na torcida para que em breve se normalize de vez.