A natureza reina na Serrinha do Alambari

Hoje vamos falar do nosso município e um dos lugares mais belos da região. Nosso lindo distrito de Serrinha do Alambari é cercado de muita natureza e uma paz incrível.

Poço do Céu – Rio Santo Antônio

E nessa joia que encontramos belíssimas cachoeiras, de águas limpas e claras, mas super gelada, ideal para dias de muito calor.

Estivemos algumas vezes na Serrinha, tendo inclusive alugado um lindo chalé em uma das vezes.

O Chalé Clube Alto da Serrinha conta com vários Chalés e alguns deles estão disponíveis para locação, o local conta com piscina, sauna, restaurante e ampla área verde, com saída para o rio Santo Antônio, com poços privativos para curtir com a família e amigos.

Localizada no interior do Rio de Janeiro, o distrito fica entre Penedo e Visconde de Mauá, na cidade de Resende. O local fica mais próximo da capital do Rio de Janeiro ( aproximadamente 175 km) do que de São Paulo (apenas 280km).

A Serrinha é hoje uma área de Proteção Ambiental e conta com vários atrativos em meio a natureza.

Seguindo de carro pela RJ-163, saindo da Dutra, o portal da Serrinha fica em torno de 8 km de Penedo. Após a passagem pelo Portal você segue por uma estrada de terra, que em tempos de chuva fica bem ruim.

Poço dos Dinossauros – Rio Santo Antônio

Logo no início, entrando à esquerda em outra estrada de terra, encontramos a Pedra Sonora.

A Pedra Sonora é tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende e sua história é de origem indígena que conta que há muitos anos, naquele local, os índios Coroados disputavam a posse das terras com os índios Puris. Certo dia, um chefe índio, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, seus companheiros não tardaram a chegar ao local, a tempo de salvá-lo. Então, hoje em dia, quem bate na pedra e provoca seu som característico é protegido de todos os males.

Carol Rigotti – poço do Céu – Rio Santo Antônio

Subindo mais um pouco chegamos a praça principal do Distrito, onde encontramos um mercadinho e toda a tranquilidade dos moradores locais.

O ponto alto da Serrinha fica a 1000 metros de altitude, mais precisamente os poços e cachoeiras do Rio Santo Antônio.

Por lá encontramos o Camping Clube da Serrinha, onde você encontra um restaurante e toda infraestrutura para camping, com chuveiro quente, tomadas, churrasqueiras e área plana, além de ter acesso a vários poços do Rio Santo Antônio.

Na parte mais alta da serrinha encontramos as mais famosas cachoeiras da região, as fotos desse local tem rodado e feito sucesso pelo Brasil.

Temos acesso a esses poços por uma propriedade privada, do Sr Leoni, que cobra uma taxa de acesso de R$ 35,00 (valores de 2019), que é usado na segurança e manutenção das trilhas de acesso, além de oferecer banheiro e água potável aos visitantes.

Poço da Turmalina – Rio Santo Antônio
Mais novo poço da Região

As trilhas são bem acidentadas, mas são bem seguras, porém de nível médio. Conta com descidas e subidas em alguns trechos bem escorregadias com passagens por entre as cachoeiras, as trilhas não são recomendadas por pessoas de mobilidade reduzida.

Poço do Dinossauro – Rio Santo Antônio
Foto Antônio Leão

As águas do Rio Santo Antônio são incríveis e muito limpas, deixando os poços com coloração ora azul, ora esverdeadas e fazendo com que turistas do Brasil inteiro procure essa joia para mergulhar nessas águas.

 

A importância de manter sua empresa em evidência em meio à crise!

Hoje vamos escrever sobre as oportunidades em meio as crises. Parece até frase de livro de auto ajuda, mas para quem estiver atento é uma enorme realidade.

A crise chegou e já é uma realidade e para que possamos passar por isso tudo sem ter que sacrificar a empresa é importante nos manter em evidência.

As pessoas precisarão viver intensamente depois que isso acabar e para quem vive do turismo e realiza sonhos, precisa entender que para que os sonhos não morram, as pessoas precisam continuar imaginando aquele belo destino e viajando até ele, mesmo que virtualmente.

Temos certeza que as empresas que estiverem à frente no que se refere a divulgação, sairão à frente e terão a volta à normalidade mais rápido, pois já se mantém reinventando.

Tem empresas vendendo vouchers antecipados, hospedagens antecipadas e garantindo com isso a entrada de receita para se manter vivo e esperando o retorno dos bons momentos. Acreditamos que uma boa saída é se manter bem ativo nas redes sociais, com muitos relatos, fotos e vídeos de belos momentos e paisagens.

As pessoas anseiam por belas imagens e precisam de uma enorme corrente de positividade.

Nosso país é lindo e possui um imenso potencial turístico e só o que devemos fazer é explorar intensamente cada uma das belas paisagens que nos cercam, inundar as redes com todas as dicas e informações necessárias para levar esse turista até os locais.

Para você empresário, a dica é que contacte um bom profissional de criação de conteúdo, na área de turismo para que esse profissional saiba levar até o público certo as informações certas sobre sua marca ou empresa.

E para os bons profissionais de criação, deverão estar atentos às inúmeras oportunidades que surgirão com a reabertura dos milhares de atrativos pelo Brasil.

Mais uma vez ressaltamos que devemos encher as redes de belas imagens e com isso encher a todos de esperança de que tudo, em breve, voltará ao normal e estaremos de volta para fazer o que mais AMAMOS, felizes e LIVRES !!!!

O impacto do Corona Vírus no Turismo

Hoje, dia 17/04/2020, tirei o dia para falar sobre os impactos da crise do Corona Vírus em um dos mais promissores setores econômicos do país.

Palmas – TO

Infelizmente a belíssima imagem acima, de um incrível pôr do sol em Palmas no Tocantins, contrasta com o cenário sombrio que paira no setor.

O setor de turismo crescia no Brasil em passos largos e só no estado do Tocantins cresceu mais de 50% em relação ao ano passado.

São donos de hotéis e pousadas, donos de restaurantes, lojas e pequenos comércios que vivem exclusivamente do setor e que terão sua qualidade de vida abalada com isso tudo, isso sem falar nos pequenos comerciantes e funcionários que terão sua sobrevivência prejudicada.

Já estamos há 40 dias com tudo parado e a previsão é que ficaremos no mínimo 90 dias com tudo fechado. O setor será o que demorará mais tempo para voltar à normalidade e levando em conta que alguns classificam o lazer como supérfluo no orçamento, estimo que mesmo após a volta da normalidade teremos que reinventar o setor para restabelecermos à normalidade.

Minha região é linda e possui inúmeros estabelecimentos do setor turístico que já começaram a passar por dificuldades, as demissões estão a todo vapor e portas já estão fechadas.

Penedo – colônia Finlandesa- Itatiaia RJ

O momento agora é de aproveitar a obrigatória reclusão para reinventar as ações de sua empresa, usar as redes sociais para continuar levando aos clientes todas as informações necessárias sobre sua empresa e aproxima-lo do seu sonho, pois para alguns, o planejamento de uma viagem é um verdadeiro sonho.

Base das Prateleiras – Parque Nacional do Itatiaia

Pedimos a todos, que podem, que não cancelem suas viagens e sim as remarquem, pois quando tudo isso acabar nossa vontade de sair por aí desbravando todas as belezas que o mundo tem a nos oferecer será enorme. Vamos aproveitar para valorizar mais cada um desses lindos momentos de vivência ao lado de quem amamos e deixar de se apegar as coisas materiais.

Em breve estaremos juntos novamente….

Relembrando Holambra

Holambra a cidade das flores!!!

Holambra
Conhecida como capital nacional das flores este título lhe caí muito bem mesmo, o nome da cidade lembra Holanda não é atoa, pois a arquitetura e suas flores deixam isso em evidência. Uma pequena cidade com cerca de 13 mil pessoas quando chega a época da expoflora a maior exposição de flores da América Latina. A cidade fica tomada com milhares de visitantes e todos com o mesmo objetivo conhecer a cidade das flores. O governo da cidade ainda incentiva os moradores a construírem e adequarem suas residências no mesmo estilo da Holanda. Para quem adere a ideia é beneficiado com descontos no IPTU. O nome Holambra é a junção dos nomes Holanda, América e Brasil

Além das flores neste evento também pudemos apreciar a culinária holandesa, principalmente suas tortas ma – ra – vi – lho – sas. Vale a pena conferir.

A cidade foi colonizada pelos holandeses e a região produz cerca de 40% da produção do país. São muitas as atrações no evento como o desfile das flores, chuva de pétalas, apresentações de dança da cultura holandesa, além disso tem os passeios para os campos de flores que são imperdíveis. E pra quem ama flores tem a venda das flores com preços ótimos e as barracas de doces…hummm.

A cidade tem um ar europeu suas construções, suas praças nos remete a um ar bucólico de estar em outro país, numa outra cultura. A história da vinda dos holandeses se deu após a Segunda Guerra Mundial, o governo holandês fez um acordo com o Brasil para ocupar terras e os primeiros imigrantes escolheram essa região para se estabelecer. No início criavam gado holandês, que não se adaptou ao clima e terreno. Foi a partir da década de 60 que os imigrantes das famílias Bakker, de Wit e Shoenmaker resolveram investir na produção de flores, mesmo sendo advertidos, mas depois disto suas vendas não pararam de crescer.

Três anos de Na Estrada Com O Casal Rigotti. Uruguai/Argentina – Janeiro 2017

E o post de hoje é para relembrar uma verdadeira aventura, digamos que até mesmo uma loucura. Essa foi nossa viagem de 2800 km de Resende- RJ até Buenos Aires AR.

5ED7CC91-C997-4A02-8A64-ABC4775CE7D8

Essa aventura tem início em 21 de dezembro, onde partimos de nossa cidade em direção a cidade de Foz do Iguaçu – PR, onde passaríamos o Natal em família, já que tenho um irmão que mora na cidade. Acreditamos que a aventura se tornou ainda mais desafiadora, pois fomos a bordo de um Renault Clio 2004, carro bem antigo para encarar esse tipo de viagem longa, sem ar condicionado e sem seguro do veículo.

Desbravamos bastante a cidade de Foz, já que essa foi a primeira de muitas outras passagens pela cidade, o que terá um post exclusivo para falar dela.

E no dia 29/12/2016 partimos rumo a Argentina, já com um primeiro obstáculo, pois havíamos descoberto em Foz que teríamos que ter a carta verde (permissão para transitar com carro em países do Mercosul) em nome da proprietária do carro e o carro estava no nome da minha sogra Virgínia, portanto teoricamente, partimos de maneira irregular.

O interior da Argentina é encantador, na primeira noite dormimos na cidade de Posadas, depois de transitar cerca de 400 km na rota 12, na província de Missiones.

 

IMG_4405

Outro grande desafio em nossa viagem foi o fator idioma, pois por mais que o espanhol seja um idioma muito próximo da nossa língua, eles falam muito rápido, o que dificulta a comunicação, mas tiramos de letra.

Fomos parados por várias vezes na estrada e por sorte passamos de boa em todas as blitz.

Na segunda à noite escolhemos a cidade turística de Federación, na província de Entre Rios, depois de alguns quilômetros pela rota 14.

Finalmente dia 31/12, nossa chegada a Buenos Aires. Chegamos no final da tarde e por ser véspera de ano novo, ficou difícil de desbravar a cidade, ainda mais que fui surpreendido com o Hotel que havia escolhido, péssima escolha, área ruim e Hotel de baixa qualidade. Tive culpa total nesse erro, pois não olhei os comentários do Hotel e descobrimos que se tratava de um Hotel com dependências bem antigas.

No dia 01 de janeiro saímos para conhecer melhor a cidade, mas por se tratar de um feriado, encontramos pouca coisa aberta, só nos restou visitar praças, monumentos e até mesmo o famoso cemitério da Regoleta.

 

Nos três dias que tivemos para passear pela cidade aproveitamos para passear pelos parques em Palermo (parque Rosental), estádios de futebol, Museu, parques e praças e muita gastronomia portenha, nos alimentamos também de muita cultura e notamos uma diferença entre o argentino do interior para o argentino da capital, principalmente no tratamento conosco.

Uruguai

Após alguns dias na Argentina partimos em direção a capital do Uruguai, tínhamos duas opções de caminho, ou de balsa pelo rio da Prata, que estava bem cara na época ou pelas estradas, onde rodaríamos por cerca de 600 km, que foi a opção escolhida por nós e que não nos arrependemos nem um pouco, já que as estradas são ótimas, o combustível é mais barato e as paisagens lindíssimas.

Chegamos a Montevidéu com o intuito de permanecer por lá por apenas quatro dias, o que depois percebemos que seria muito pouco para tudo que este incrível país oferece.

O Uruguai é um país encantador e de uma população extremamente carinhosa e atenciosa.

Estendemos nossa estada no país por mais quatro dias, para que pudéssemos conhecer outros lugares como a famosa Punta del Este.

Foi inesquecível! A cidade é um luxo só, cassinos e Hotéis de luxo compunham a paisagem de um litoral digno de filme.

A cidade tem um mar bem gelado e opções caras de gastronomia e hospedagem, por isso fizemos só um bate e volta, retornando ao final da tarde para Montevidéu.

No Uruguai ainda visitamos museus incríveis, mercados populares e restaurantes formidáveis, lá se respira cultura, grande parte das atrações são gratuitas e super acessíveis a grande população.

Fomos ainda ao estádio centenário, o mercado da carne e o ponto alto da viagem ao Uruguai, um incrível show de tango e música latina em um tradicional bar da capital, onde nos emocionamos com essa verdadeira aula de cultura latina e nos deixou super apaixonados pelo país e morrendo de saudade.

Só sei que quando atravessei a fronteira do Brasil com o Uruguai a única que queríamos era um suculento prato de arroz com feijão.

Deixamos o país ricos em cultura, muito felizes por conhecer um pouco mais da nossos irmãos latinos e também com muitas garrafas de vinho.

 

Relembrando lugares que marcaram três anos do Na Estrada Com O Casal Rigotti. Gramado/Canela

Finalmente chegamos a um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil. As belíssimas cidades de Gramado/Canela, na serra gaúcha é o destino dos sonhos de muitos casais em viagem a dois.IMG-20170728-WA0033

Para nós foi a realização de um sonho, afinal amamos frio e os atrativos turísticos da região é algo que realmente amamos.

Alugamos um apartamento por uma semana em Gramado e recomendamos como boa opção de hospedagem no período de alta temporada, onde tudo por lá fica bem mais caro e com pouca disponibilidade de vaga, para quem não reserva com bastante antecedência.

A cidade de Gramado é linda!  Tudo muito limpo e organizado, tínhamos a impressão de estarmos em algum país europeu.

IMG-20170724-WA0016

Durante uma semana desbravamos vários pontos turísticos desta região, incluindo muitas outras cidades também muito encantadoras como: Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Canela e Garibaldi.

A região possuí várias opções para todos os gostos e bolsos, principalmente no período de inverno, já que por lá é alta temporada e as cidades estão lotadas.

 

Foi uma semana de sonhos e que jamais esqueceremos, digna de uma viagem a dois e de exaltação ao Amor !!!!

Destaco muito as opções culturais, como festivais de danças, museus e arquitetura europeia.

Na gastronomia destacamos os belos e caros restaurantes, que servem todo tipo de comida, mais demos preferência aos Fondues e Massas. Com destaque todo especial a Pizzaria Temática “Cara de Mau”. Local em que viríamos a retornar em outras passagens futuras pela cidade.

IMG-20170728-WA0013

Fizemos ainda rota das Vinícolas em Bento Gonçalves, a rota dos Espumantes em Garibalde e alguns parques e locais de muita natureza na região.

Volto a destacar o excelente atendimento do sulista, a organização, limpeza nas cidades, os locais por onde passamos e a linda arquitetura que combina muito com todo clima de frio no inverno da serra gaúcha. Mais uma vez chegamos após a passagem da neve na região, mas o frio foi intenso e bem dentro do que esperávamos e queríamos para ocasião.

 

Entre os cinco lugares em que destacamos para visitação:

  1. Mini Mundo: que possuí miniaturas de vários lugares, com reprodução perfeita e se torna uma ótima atração para toda família, principalmente as crianças.
  2. Parque Estadual do Caracol : Um dos principais pontos turísticos da região, que fica na cidade de Canela, tendo a Cascata do Caracol como ponto alto e o Bondinho como excelente opção para belas fotos.
  3. Vale dos Vinhedos: Uma rota completa de vinícolas, na cidade de Bento Gonçalves, onde nos deliciamos com degustação de vários tipos de vinhos, além de possuir bons restaurantes no entorno da rota.
  4. Lago Negro: Bonito ponto turístico de Gramado, que conta com estrutura de pedalinhos, uma linda ornamentação de flores em volta, principalmente no verão com a florada das Hortênsias.
  5. Rua Coberta e centro comercial de Gramado: A rua coberta é cheia de bons bares e restaurantes, além de contar com vários shows durante a noite, além de fazer uma excelente composição com o belo centro de Gramado, com suas luxuosas lojas e praças com beleza sem igual.

Além dos inúmeros museus, como o da moda, Mundo a Vapor, Medieval, dos Automóveis, entre outros.

Parque de diversão em canela, com emocionante descida de trenó por entre as árvores e locais com exposição de flores e roupas tradicionais da região.

Relembrando locais que marcaram os três anos do Na Estrada Com O Casal Rigotti. Cambará do Sul

E na terceira postagem de lembranças das nossas viagens marcantes, vamos falar de uma cidade que não estava nos planos e acabou nos surpreendendo.

IMG_20170722_105128933_HDR-01

A linda cidade de Cambará do Sul aparece pouco no cenário de pontos turísticos da serra gaúcha, mas já digo que não perde em nada para suas vizinhas.

Seguindo nosso percurso saímos de São Joaquim em uma sexta feira em direção a serra Gaúcha e escolhemos um caminho alternativo, percorrendo somente trechos de serra entre os dois estados e que em sua maioria era feito por estradas de chão. Alguns nos chamam de loucos, sim, isso podemos dizer que somos, principalmente por desbravar o desconhecido.

IMG-20170724-WA0025

As estradas são lindas, com várias paisagens típicas de alto de serra, com predominância de araucárias e vegetação de altitude, paramos várias vezes para fotografias e contemplação, o que atrasou por demais a chegada em nosso destino e nos fez parar em Cambará e por lá conhecer a cidade considerada capital dos Cânions no Brasil.

Naquela sexta feira, dia 21/07, já anoitecia e por mais que já tivéssemos com programação de chegada em Gramado/Canela, percebemos que não chegaríamos ainda com luz do dia. Só nos restava então buscar algum lugar para dormir naquela noite.

IMG_20170721_163324705_HDR-02

Chegamos a cidade de Cambará e fomos ao centro de atendimento ao turista na intenção de arrumarmos algum lugar para nos hospedarmos, por lá descobrimos que a cidade é pequena e que conta com boas, porém não muitas pousadas e que o Porto Alegrense tem Cambará como um local de passeio aos finais de semana e que devido a proximidade eles vão muito a cidade.

Conseguimos uma reserva por aplicativo, mas devido a um erro da pousada há vaga não existia, para nossa sorte, pois ao lado da pousada reservada encontramos um quarto vago e conhecemos uma pousada encantadora chamada Pousada Recanto das Gralhas, onde conhecemos o simpático e educado proprietário Edson.IMG_4344

A cidade é apaixonante e nos encantamos tanto que estendemos nossa estada por dois dias, afim de desbravar os pontos turísticos da cidade. A noite, por indicação do Edson, fomos conhecer o Pizza Retrô, que serve uma das mais deliciosas pizzas que já comemos e conta com uma decoração maneiríssima.

No dia seguinte saímos com uma agência da cidade para conhecer os tão falados Cânions e ainda desbravamos algumas cachoeiras e rios de quatro por quatro, usando inclusive a própria cachoeira como estrada, foi uma aventura e tanto !!IMG_20170722_171001264_HDR-01

A cidade foi um verdadeiro achado em nossa viagem e ficou marcada em nossas mentes, como uma pequena cidade de paisagens belíssimas e pessoas encantadoras, depois dessa passagem por lá já tentamos por algumas vezes incluí-la novamente em nossas passagens pelo Sul do Brasil, sem muito sucesso, por enquanto. Mas ficamos com a certeza de que lá voltaremos para conhecer mais lugares de belezas naturais sem igual.

Então se vocês também se interessarem em conhecer essa maravilha de cidade, entre em contato conosco e acessem também as informações da página da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul  https://cambaradosul.rs.gov.br/  e se hospedem na linda Pousada das Gralhas  http://www.pousadarecantodasgralhas.com.br/

 

IMG-20170722-WA0016