Hoje vamos falar do nosso município e um dos lugares mais belos da região. Nosso lindo distrito de Serrinha do Alambari é cercado de muita natureza e uma paz incrível.

E nessa joia que encontramos belíssimas cachoeiras, de águas limpas e claras, mas super gelada, ideal para dias de muito calor.
Estivemos algumas vezes na Serrinha, tendo inclusive alugado um lindo chalé em uma das vezes.
O Chalé Clube Alto da Serrinha conta com vários Chalés e alguns deles estão disponíveis para locação, o local conta com piscina, sauna, restaurante e ampla área verde, com saída para o rio Santo Antônio, com poços privativos para curtir com a família e amigos.
Instagram: o_chale_clube_alto_da_serrinha
Localizada no interior do Rio de Janeiro, o distrito fica entre Penedo e Visconde de Mauá, na cidade de Resende. O local fica mais próximo da capital do Rio de Janeiro ( aproximadamente 175 km) do que de São Paulo (apenas 280km).
A Serrinha é hoje uma área de Proteção Ambiental e conta com vários atrativos em meio a natureza.
Seguindo de carro pela RJ-163, saindo da Dutra, o portal da Serrinha fica em torno de 8 km de Penedo. Após a passagem pelo Portal você segue por uma estrada de terra, que em tempos de chuva fica bem ruim.

Logo no início, entrando à esquerda em outra estrada de terra, encontramos a Pedra Sonora.
A Pedra Sonora é tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende e sua história é de origem indígena que conta que há muitos anos, naquele local, os índios Coroados disputavam a posse das terras com os índios Puris. Certo dia, um chefe índio, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, seus companheiros não tardaram a chegar ao local, a tempo de salvá-lo. Então, hoje em dia, quem bate na pedra e provoca seu som característico é protegido de todos os males.

Subindo mais um pouco chegamos a praça principal do Distrito, onde encontramos um mercadinho e toda a tranquilidade dos moradores locais.
O ponto alto da Serrinha fica a 1000 metros de altitude, mais precisamente os poços e cachoeiras do Rio Santo Antônio.
Por lá encontramos o Camping Clube da Serrinha, onde você encontra um restaurante e toda infraestrutura para camping, com chuveiro quente, tomadas, churrasqueiras e área plana, além de ter acesso a vários poços do Rio Santo Antônio.
Na parte mais alta da serrinha encontramos as mais famosas cachoeiras da região, as fotos desse local tem rodado e feito sucesso pelo Brasil.
Temos acesso a esses poços por uma propriedade privada, do Sr Leoni, que cobra uma taxa de acesso de R$ 35,00 (valores de 2019), que é usado na segurança e manutenção das trilhas de acesso, além de oferecer banheiro e água potável aos visitantes.

Mais novo poço da Região
As trilhas são bem acidentadas, mas são bem seguras, porém de nível médio. Conta com descidas e subidas em alguns trechos bem escorregadias com passagens por entre as cachoeiras, as trilhas não são recomendadas por pessoas de mobilidade reduzida.

Foto Antônio Leão
As águas do Rio Santo Antônio são incríveis e muito limpas, deixando os poços com coloração ora azul, ora esverdeadas e fazendo com que turistas do Brasil inteiro procure essa joia para mergulhar nessas águas.



































