














O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² (para comparar: Sergipe tem 22 mil km²) no centro-leste do Tocantins, fazendo fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. A principal porta de entrada da região é a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, que está a 190 km da capital, Palmas, por estrada asfaltada. Dali em diante, só estradas de terra. Itinerários circulares usam a cidade de Novo Acordo, a 110 km de Palmas (também por asfalto) para entrar ou sair. A maior quantidade de atrativos está em torno do povoado de Mateiros, a 160 km de Ponte Alta (ou 240 km de Novo Acordo). Os povoados de Ponte Alta e São Félix do Tocantins (a 90 km de Mateiros e 150 km de Novo Acordo) também servem como base para visitar outros atrativos.
Ao contrário do que eu imaginava, o Jalapão é visitável o ano inteiro. Entre maio e setembro quase não chove e o céu estará azulzíssimo (pelo menos até as queimadas do Cerrado começarem, em meados de setembro). Para ver o capim-dourado em seu estado dourado, visite em setembro. Durante a época seca os dias são quentes (quanto mais perto de setembro, mais quente) e as noites, frescas.
Na época chuvosa faz menos calor de dia, mas em compensação de noite não esfria.
Leve em conta que os grupos são pequenos e, em feriados e nas férias, lotam com antecedência.
Não tenho palavras pra descrever como o Jalapão foi sensacional! Acho que nunca conheci um lugar no Brasil tão rico em belezas naturais! Eu via as imagens, mas não imaginava que era exatamente tudo aquilo e mais um pouco! E se vc quer conhecer esse paraíso escondido no coração do Brasil fale com a gente! Foi tudo tão perfeito que parecia um sonho e foi. E como os jalapoeiros dizem: coração de jalapoeiro não bate, trepida! E foi assim que vcs deixaram nossos corações trepidando uma enorme vontade de voltar!.
